Como a comunicação integrada pode beneficiar o seu negócio? Entenda como planejar ações para diferentes públicos e canais
A comunicação integrada é o processo de planejar e executar ações para diversos públicos em diferentes canais: redes sociais, site, imprensa, e-mail, anúncios, inbound marketing etc. Sem deixar nenhuma ponta solta pelo caminho. Pressupõe uma abordagem 360º para o negócio, articulando aspectos dos canais de comunicação e dos públicos impactados, no intuito de consolidar o posicionamento no mercado. Executada a partir de um planejamento customizado, a comunicação integrada tem como objetivo:
- Evitar ruídos e informações desencontradas;
- Reforçar a identidade da marca para diversos públicos;
- Reforçar a reputação para margem para crises;
- Construção de um posicionamento sólido para a marca;
- Diminuir o “disse me disse” do público interno.
Comunicação integrada, pensamento holístico
A partir da ideia de que a comunicação hoje opera de forma semelhante a um ecossistema na natureza – o que acontece no galho de uma árvore impacta o comportamento de um passarinho e por aí vai – é preciso mapear quais os pontos de contato da marca com os seus diferentes públicos e quais as características dos grupos que recebem a mensagem em cada um desses pontos. O próximo passo é construir a mensagem em si e ter em mente que ela deve estar alinhada em todo esse ecossistema. Para isso, é preciso uma equipe que desenvolva um bom planejamento de comunicação integrada.
Quais os profissionais envolvidos na comunicação integrada?
Com quem é preciso contar para esse trabalho? Inicialmente é preciso eleger quem na empresa será o ponto focal para estar na linha de frente com a agência ou com a equipe interna designada para desenvolver o planejamento.
O porta-voz interno deve estabelecer contato com as áreas envolvidas, que deverão fornecer as informações necessárias para o time de comunicação, onde há profissionais de arte, texto, estratégia e, entre eles, o ponto focal para a comunicação com a empresa.
Planejamento da comunicação integrada
Com os profissionais definidos, é hora de começar a desenvolver o planejamento, que deve integrar todos os canais, públicos (stakeholders) e mensagens. Podemos dividir esse planejamento em até três pilares: conteúdo, relacionamento e performance. Para performar bem em cada um deles, é preciso um olhar multidisciplinar:
- Assessoria de Imprensa;
- Relações Públicas;
- Publicidade e Propaganda;
- Marketing;
- Comunicação Interna
Em seguida, o planejamento precisa definir quais são os públicos e estabelecer uma ordem de importância entre eles. Há variados públicos de acordo com a marca/empresa, entre eles:
- Clientes;
- Prospects;
- Colaboradores;
- Fornecedores;
- Investidores;
- Sócios;
- Parceiros;
- Comunidades do entorno;
- Imprensa;
- Funcionários
É preciso também mapear os canais que serão usados para a comunicação com eles. Há vários:
- redes sociais
- TV
- podcasts
- publicidade
- murais
- TV’s internas
- releases
- jogos
- pontos de vendas
Então é a hora do plano de ação em si. O que será comunicado, em qual data, por qual canal e para quem. A BANCA Comunicação + Impacto pode colaborar com todas as etapas do planejamento e execução da comunicação integrada para que a marca habite esse ecossistema com excelência.