Comunicação: a história da invenção da transmissão em vídeo na internet

A história da invenção da transmissão em vídeo na internet é um dos muitos capítulos incríveis da comunicação no século 20. E foi a série This is Us, um dos maiores sucesso da TV (no Brasil, é transmitida pela Amazon Prime e pelo canal Star Plus)  que, em sua 5a temporada, fez uma homenagem singela ao cientista Nasir Ahmed, o nome por trás do feito.

Ahmed era até então pouco conhecido, mas a exposição no episódio In the Room trouxe o tardio, mas sempre em tempo, reconhecimento do público por sua genial contribuição à comunicação como a conhecemos hoje.

Chamadas pela internet

Nascido na Índia e radicado nos Estados Unidos,  Ahmed criou, no início dos anos 1970, a chamada Transformada Discreta do Coseno, uma da ferramentas mais usadas em processamento de imagens. Em outras palavras a DCT (da sigla em inglês) possibilita a compressão de dados de imagens, algo fundamental para a transmissão de imagens e vídeos pela internet.

No rastro do distanciamento imposto pela pandemia da Covid 19 e diante da necessidade aguda de nos comunicarmos com pessoas que não sabíamos por quando veríamos, This is Us foi brilhante ao inserir a história de Ahmed em sua  narrativa.

Um simples botão

A série entrelaça passado, presente e futuro e rastreia o impacto de pequenos e grandes acontecimentos  na vida de gerações de pessoas. Na cena mais bonita do episódio, ele está sentado com a mulher, a argentina e também acadêmica Esther Pariente, explicando a ela em que consistia a pesquisa para qual ele disponibilizava a maior parte do seu tempo. 

Num futuro mais ou menos próximo seria possível enviar imagens para pessoas do outro lado do mundo apertando um simples botão. E isso seria só o começo.

Para se ter uma ideia, na véspera de ano novo, em 31 de dezembro de 2020 houve 1,4 bilhão de chamadas de vídeo feitas simultâneamente pelo Whatsapp. Em outras palavras, esse futuro somos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »