A diferença entre consultoria, mentoria e assessoria está no contexto e objetivo de cada uma delas. A consultoria é contratada para resolver problemas mais urgentes, com um olhar direcionado e objetivo. Trata-se de uma intervenção mais específica, voltada para soluções imediatas. A mentoria parte de uma abordagem mais ampla, que pode tratar de assuntos diversos e se concentra no desenvolvimento profissional a longo e médio prazo. Já a assessoria pode ser considerada uma etapa seguinte à consultoria. Enquanto a consultoria aponta soluções, a assessoria as implementa.
Consultoria de comunicação
A empresa ou profissional contratado precisa fazer uma análise profunda dos gaps e oportunidades na comunicação da empresa para criar um plano estratégico, definir metas, objetivos e, por fim, um plano tático.
- Diagnóstico: por meio do levantamento de dados e análise dos processos;
- Planejamento estratégico: define a hierarquia de públicos-alvos e canais, mensagens-chaves, estrutura, gargalos e oportunidade;
- Planejamento tático: são as ações que vão fazer a estrategia acontecer;
- Acompanhamento: monitora os resultados através de revisões periódicas, reuniões e propõe adequações, caso necessário;
- Conclusão: cumpridas as etapas do planejamento, o consultor mensura os resultados e finaliza o trabalho com a entrega de um relatório.
Assessoria de comunicação
No mundo da comunicação é comum referir-se à assessoria quando falamos em relacionamento com a imprensa, algo fundamental para muitas marcas. Aqui neste artigo, no entanto, nos referimos à assessoria como uma fase da consultoria. O momento em que o profissional ou empresa especializada em comunicação vai apoiar a empresa na busca dos fornecedores necessários para implementar as ações previstas no planejamento.
- Execução: coloca em prática as ações definidas no planejamento em conjunto com os gestores.
Mentoria de comunicação
Trata de acompanhar o desenvolvimento do profissional em um programa que vai guiá-lo pela área da comunicação. Pode ser aplicado a um profissional que já trabalhe na área ou a pessoas de outros departamentos que precisam se familiarizar com o funcionamento da comunicação na empresa.
- Definição de objetivos: identificar as metas específicas que o mentorado e a organização desejam alcança
- Planejamento e estruturação: com base nos objetivos definidos, o programa é planejado e estruturado;
- Estabelecimento de metas individuais: funcionam como um guia durante o programa e ajudam a medir o progresso do mentorado;
- Avaliação contínua feedback: como o programa está impactando os participantes e o que pode ser aprimorado.
Se você ainda não sabe se a sua empresa precisa de uma mentoria, consultoria ou assessoria, fale com a gente pelo email projetos@bancacomunicacao.com.br. A gente ajuda a encontrar a melhor solução de comunicação para o negócio.