por Claudio Sebastián Martinez*
Nem todos os gestores de ecommerce sabem mas boas práticas de SEO para imagem podem melhorar a taxa de conversão do site. Como qualquer gestor de e-commerce sabe no final do mês seremos cobrados não só por esse como por outros KPI’s. E, daqui para frente, é essencial estarmos cientes de que a performance dessas métricas serão influenciadas cada vez mais pelo uso correto de imagens. Sim, isso significa uma ótima fotografia do produto, mas outros quesitos também precisam ser levados em consideração.
Claro que o desempenho de um ecommerce depende do setor em que atuamos e da natureza do negócio. Mas, no final das contas, talvez os dois KPI’s mais importantes, qualquer que seja o o negócio, são a taxa de conversão e o ticket médio ou valor médio do pedido (VMP). São métricas importantes que fornecem uma visão sólida da capacidade de atrair leads e convertê-los em clientes lucrativos.
Agora vamos dar um passo além desses dois indicadores e entender como conseguimos aumentá-los. Aqui, precisamos falar do CTR (Click Through Rate),indicador por excelência do Momento Zero da Verdade (MZV), que é o instante em que um usuário busca informações antes de tomar uma decisão de compra.
Como capitalizar a atenção
O desafio desse índice está em como capitalizamos a atenção do usuário em relação ao universo da concorrência: anúncios, rich snippets, resultados orgânicos entre outros.
A resposta pode variar muito dependendo do setor, mercado ou estágio do funil em que o usuário se encontra, mas em todas essas categorias existe um fator comum no qual não deveríamos ser nada comum: a imagem do produto.
No mundo digital a imagem é a principal isca para que o usuário tenha interesse em visitar nosso site – um CTR alto no MZV indica que estamos fazendo com que os usuários se interessem e cliquem em nosso conteúdo, o que pode ser um indicador de que você está efetivamente influenciando seu processo de tomada de decisão antes de fazer uma compra.
Otimização das imagens
Então, vamos dar uma olhada nas oportunidades que nossas páginas de produtos teriam de capitalizar cliques organicamente se otimizássemos nossas imagens no nível de SEO.
Vamos com alguns números, das contas que gerenciamos na Nomadic, agência especializada em SEO e parceira da BANCA. Se fizermos uma divisão para analisar os usuários de acordo com o meio pelo qual entram em nosso site, entendemos e 2,7% dos usuários entram na pesquisa de imagens. Não parece muito, não é? Paciência, vai melhorar.
Pelas recomendações do Google, você pode esperar um aumento de 10% na taxa de cliques ao exibir recursos de imagem em dispositivos móveis. Por outro lado, sabemos que a taxa de conversão para anúncios costuma ficar entre 1,2% e 2,1%, porém, para imagens o CTR varia de 1,4% a 4,9%. Ainda parece pouco para você?
De acordo com Neil Patel, um dos maiores especialistas em SEO do mundo, podemos melhorar nosso CTR orgânico ao usarmos imagens em uma postagem, pois são uma forma poderosa de gerar engajamento “Elas são um ingrediente essencial para que seu conteúdo apareça em destaque e outras caixas de informações nas chamadas SERPs”, diz ele. [SERP’s (Search Engine Results Page) é a página que traz as informações e links relacionados ao que foi procurado e determina o posicionamento da página nos buscadores].
Inteligência artificial para ajudar na busca
Com o lançamento da Search Generative Engine (SGE), ferramenta que utiliza inteligência artificial generativa para melhorar a busca de informações, especialistas alertam para uma significativa mudança visual que o Google vai ter nas suas SERPs. Nesse novo contexto da ferramenta, a imagem passa a ser fundamental para a tomada de decisão e posterior clique nos nossos sites.
Imagine então o potencial que temos para podermos capitalizar os clientes por meio da imagem de um produto capaz de gerar uma sensação de paixão à primeira vista? Itens como bicicletas, óticas, carros de luxo, tênis, celulares, a nova garrafa térmica Stanley… São itens com grandes chances de conversão ao otimizar esse recurso.
VENDAS = Tráfego x Taxa de conversão x Ticket médio
Convidamos você a fazer um exercício, utilizando esta fórmula acima. Considere o tráfego orgânico que tem chegado ao site hoje (cliques do Google Search Console). Multiplique esse número pela sua taxa de conversão (em média, a taxa de conversão oscila entre 1,2% e 2%). Agora, multiplique esse valor pelo valor do seu ticket médio (se não sabemos, vamos descobrir!). Ainda parece pouco para você?
Concluindo, sabemos duas coisas: a primeira é que cada vez mais a imagem ocupa lugar de destaque nas SERPs e a segunda é que otimizar nossas imagens é um investimento de baixo custo (zero) e grandes possibilidades de conversão orgânica. Algumas dicas para implementar essa estratégia o mais rápido possível:
- Use imagens originais
Na medida do possível, não use imagens de banco de imagens. Para o Google as originais tem mais valor do que usar as imagens que todos usam. - Alguns truques para tornar a imagem ‘original’
Girar a imagem alguns graus; cortar uma parte; colocar texto em cima da foto ou juntar mais de uma imagem para compor uma final. Só não abuse desses recursos. O Google possui um sistema para detectar imagens duplicadas. - Nome descritivo das imagens
Quanto mais específica for a descrição de uma imagem, melhor. Isso dá aos motores de busca mais contexto sobre como a imagem se relaciona com o conteúdo da página do produto. Ao otimizar uma imagem também aumentamos a qualidade e relevância da página. Dica do próprio Google: “O nome do arquivo deve dar pistas sobre o assunto da imagem. Por exemplo, my-new-black-kitten.jpg é melhor que IMG00023.JPG.” - Adicione o atributo ALT
Os atributos ALT fornecem uma alternativa de texto a uma imagem para mecanismos de pesquisa e também para aqueles que usam leitores de tela para acessar uma página da web. Simplificando, eles são uma descrição de texto para cada imagem que descreve claramente o que ela mostra. - Use tamanhos responsivos
É aconselhável que as imagens sejam o mais leve possível.
Especialistas em SEO recomendam o peso máximo de 100 kb. Claro que banners podem ultrapassar esse madida, mas o importante é entender que em geral imagens menos pesadas são melhores pois resultam em páginas carregam que mais rápido.
O Google recomenda fornecer várias imagens ao escolher a melhor para exibir nos resultados de pesquisa levando em consideração sua proporção e resolução;
Em relação aos tamanhos, sugere-se imagens de alta resolução (mínimo de 50.000 pixels na multiplicação da largura e altura), com alguma dessas proporções: 16×9, 4×3 e 1×1.
Moral da história
O esforço para otimizar imagens por meio de dados estruturados, tags ALT, peso, dimensões etc é baixo. No entanto o impacto no aumento do CTR orgânico é alto. O Google caminha para ser cada vez mais visual e fornece ao usuário respostas cada vez melhores através da inteligência artificial. Isso significa que devemos pelo menos aplicar práticas básicas de otimização de imagem, sensibilizar os usuários, melhorar o nosso CTR e consequentemente incrementar a taxa de conversão.
*Este texto foi originalmente escrito em espanhol e publicado na página de Linkedin da Nomadic, agência especializada em SEO e parceira da Banca.