Ecossistema digital – Assim como a natureza, a internet abriga diferentes comunidades e ambientes. Fazê-los interagir – entre si e com sua marca – é o segredo de um fluxo saudável e produtivo
Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio, constituindo relações estáveis, equilibradas e autossuficientes.
Algo bastante parecido acontece na internet, com seus inúmeros ambientes, comunidades e interesses. A diferença é que, ao nos referirmos a um ecossistema digital, estamos considerando a relação entre uma marca e seu público nos meios digitais.
E, tal como acontece na natureza, esses meios precisam trabalhar juntos e em equilíbrio para se relacionarem de maneira harmoniosa com o público-alvo.
Características
O segredo de um ecossistema digital saudável se sustenta pelo tripé a) segmentação (trabalho dos algoritmos e tags), b) nutrição (a cargo do conteúdo) e c) ação, que acontece a partir da segmentação e com o apoio do conteúdo.
As características-chave dessa abordagem podem ser sintetizadas em 4 princípios:
Foco no cliente – Ao olhar para os ecossistemas digitais mais bem sucedidos, o que se vê é o peso na criação de valor.
Data-driven – A possibilidade de recolher o maior número possível de informações – sobre, por exemplo, processos, clientes e transações.
Automatização – O caminho para chegar a preços mais competitivos, melhorar a satisfação do cliente e, ao mesmo tempo, oferecer novos serviços e produtos para aumentar esse fluxo de valor.
Dinamismo – Em um ecossistema digital, é preciso se adaptar rapidamente e reagir com agilidade a mudanças na dinâmica do mercado, imprevistos e crises.
O círculo virtuoso da comunicação
Equalizando esses fatores, é possível atingir sustentabilidade nos fluxos, criando um círculo virtuoso baseado em:
Conteúdo – Esse surge como estratégia para engajar seu público-alvo e com diversas abordagens: textos, vídeos, anúncios, relatórios, ilustrações, podcast, design. Assim como são também vários os veículos: newsletters, sites, redes sociais, intranet, materiais impressos, eventos, ativações. Decidir pelo tipo de conteúdo e de meio mais adequados requer uma análise de comunicação e conhecimento do negócio
Performance – Para impactar o público correto e gerar engajamento (e/ou mais negócios) é preciso gerir o investimento de mídia, o inbound marketing (que pode ser resumido como um marketing de atração) e o monitoramento para que o conteúdo não seja desperdiçado no emaranhado do próprio ecossistema digital.
Relacionamento – Quem está falando sobre sua marca? E importante: o que está sendo dito? O relacionamento com stakeholders é fundamental para a reputação da marca e depende do trabalho de relações públicas. São agentes variados, desde a imprensa e comunidades nos arredores até influenciadores, investidores (principalmente no caso da Comunicação ESG), ONGs e outros grupos estratégicos.