Uma linguagem visual intuitiva e atraente facilita a comunicação da agenda ESG ao tornar mais ágil o entendimento de dados que, em outro contexto, podem ser de complexa compreensão. É o que a gente sempre diz aqui: se o ESG é transversal ao negócio, a comunicação é transversal ao ESG. Por que isso é importante? Entre outras razões, é por meio da análise de dados públicos, que as agências de rating ESG, como S&P Global , Moody’s , MSCI > e Sustainalytics, classificam o negócio.
Além disso é também por meio dessas informações que outros stakeholders, como ONG’s, agências de regulação, universidades e até público final, consultam e averiguam o desempenho ESG dos negócios. A utilização de gráficos, infográficos, ilustrações, animações, cartela de cores etc é importante aliado para fortalecer a transparência no relacionamento com os variados públicos. Conheça alguns exemplos:
Mercado de carbono – Banco Mundial
O Carbon Pricing Dashboard é uma plataforma on-line interativa que fornece informações atualizadas sobre iniciativas de precificação de carbono existentes e emergentes em todo o mundo. Baseia-se nos dados e análises da série anual de relatórios State and Trends of Carbon Pricing.
Emissão de Gases de Efeito Estufa – WRI
O World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países, fez uma série de quatro gráficos para entender as emissões de gases de efeito estufa, os chamados GEE. Destacamos esse infográficos onde o usuário pode clicar sobre cada país do disco e visualizar o mapeamento completo das emissões por setor.
Apresentação para investidores – Arco Educação
Em sua primeira apresentação da agenda ESG para investidor, a Arco Educação criou uma mandala para ilustrar o passo a passo
da implementação dessa agenda.
Central de Sustentabilidade – Suzano
Todos os temas materiais, indicadores, metas e documentos relativos ao impacto da Suzano estão reunidos nessa central de sustentabilidade, onde o usuário pode navegar por filtros que selecionam a informação procurada. Por exemplo, “indicadores relacionados a mudanças climáticas”. Uma vez selecionado, o sistema mostra todos eles. Superprático!
Fact Sheet – Natura
A fact sheet é uma ferramenta que destaca os principais dados de um relatório ou apresentação. Facilita e resume o que é mais importante num mar de conteúdo. Aqui, a Natura literalmente desenhou como enfrenta a crise climática a age para proteger a Amazônia, dois pilares fundamentais para a holding. Ponta para a cartela de cores, formas geométricas, distribuição das informações. Cumpre muito bem seu papel!
Evolução dos ODS – Our World in Data
“O mundo enfrenta muitos problemas grandes e terríveis. É nesses grandes problemas que nosso trabalho no Our World in Data se concentra. Graças ao trabalho de milhares de pesquisadores em todo o mundo que dedicam suas vidas a isso, conseguimos ter uma boa compreensão de como é possível progredir diante dos grandes problemas que enfrentamos. O mundo tem recursos para fazer muito melhor e reduzir o sofrimento”. Assim o site Our World in Data define seu trabalho, cuja equipe trabalha para traduzir grandes questões em dados organizados. Recentemente, eles atualizaram a ferramenta que criaram em 2018 para rastrear a evolução dos indicadores para atingimento das ODS. É incrível!
Relatório de Atividades – Fundação Grupo Volkswagen
Ao invés do tradicional PDF, a FGVW criou um site para apresentar seus projetos e indicadores de forma interativa.
Sustentabilidade para projetos de arquitetura – UGreen
Não se trata exatamente de comunicação ESG, mas de explicar conceitos complexos da sustentabilidade por meio de desenhos animados. A Ugreen, plataforma de educação voltada para arquitetura sustentável, faz uso excepcional desse recurso em suas redes.
Para quem se interessa pelo assunto, não deixe de acompanhá-los.
(Precisa organizar as informações da sua agenda ESG? Fale com a gente por whatsapp ou escreva para projetos@bancacomunicacao.com.br)