Sustentabilidade e IA: o que as corporações já aprenderam

Inteligência Artificial vira aliada nos esforços por sustentabilidade em grandes empresas

Vamos começar pelo que não é novidade – e até por isso preocupe tanto?

A sustentabilidade nas empresas já é termo que virou departamento, gerou cargos e ganhou lugar cativo no discurso de todo executivo e CEO que não quer ver seu negócio perdendo posições em rankings de transparência e melhores práticas mundo afora.

Agora vamos a um novo capítulo dessa história que, parece, promete chacoalhar um pouco mais a trama: a inteligência artificial. No caso aqui, usada justamente para ajudar as empresas a trafegarem melhor no universo de informações sobre o próprio tema da sustentabilidade – guarda-chuva que abriga aspectos cada vez mais fundamentais para as organizações, como o ESG.

Conheça nossa proposta para comunicação em sustentabildiade e ESG.

Enquanto líderes empresariais enfrentam pressões crescentes por maior transparência e ações efetivas – forças essas vindas tanto dos conselhos quanto de investidores, clientes e até colaboradores – falta de indicadores, dados confiáveis e  insights é apontada como obstáculo para que as estratégias saiam do papel.

E quando o ponto é que criar soluções práticas para esses desafios, a IA surge como uma espécie de nova chance para que as empresas consigam transformar dados em resultados, estabelecendo metas realistas e, importante, que ataquem pontos de fato necessários.

Saiba mais sobre comunicação e transparência. 

Veja alguns campos onde a IA tem ajudado empresas a serem mais sustentáveis:

Análise de dados

Ter mapeado dados de ESG relevantes é fundamental para avaliar o progresso das operações com foco em sustentabilidade em áreas como instalações, consumo de energia, manutenção de ativos e infraestrutura de TI.

A novidade é que, com a ajuda da IA, será possível gerenciar, analisar e operacionalizar esses dados de forma a transformá-los em insumo para a tomada de decisões rumo a melhorias efetivas. Esses insights serão cruciais para reduzir o impacto ambiental das operações, em diferentes áreas, desde a cadeia de suprimentos até ativos e instalações físicas e data centers.

Cadeias de suprimento mais responsáveis

A visibilidade detalhada da cadeia de suprimentos é chave para atingir as metas de responsabilidade ambiental e atender às exigências regulatórias emergentes da agenda ESG.

A capacidade de rastrear produtos desde suas origens é essencial para certificar que foram produzidos de maneira ética e sustentável – um cerco que vem se fechando para as empresas com forte pressão, inclusive, dos consumidores.

O uso de análise de dados e IA podem ajudar as equipes na identificação de riscos e na redução do desperdício e do tempo necessário para rastrear a proveniência dos produtos, permitindo que as organizações otimizem fluxos de trabalho.

Gerenciando o impacto das mudanças climáticas

De que forma a IA pode ajudar as empresas a combater os efeitos das mudanças climáticas? Bem, sua combinação a dados meteorológicos, de clima e operacionais, facilita o gerenciamento dos riscos climáticos que afetam as operações de negócios, por exemplo.

Com o uso dessa tecnologia, as organizações podem identificar quais regiões, edifícios ou ativos mais contribuem com uma quantidade desproporcional de emissões de carbono e, assim, priorizar e endereçar esforços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »